Mecanismos Sociais na Regulação de Operações Financeiras em Cooperativas de Crédito
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.267-300Mots-clés :
Redes sociais, Confiança. Crédito, CooperativaRésumé
Tomando como objeto de estudo as cooperativas de crédito rural do sistema Ecosol em Minas Gerais, este artigo buscou analisar como mecanismos sociais interferem na operacionalização de serviços financeiros nestas organizações. Confiança, reputação e redes sociais, mobilizados para o monitoramento e controle do crédito nas cooperativas, assumem a forma de estruturas de governança, concepções de controle e normas de transação que permitem aos atores construírem padrões de relacionamento financeiro. A proximidade é uma característica considerável que permeia as dinâmicas relacionais nestas organizações e de suas interações nos mercadosTéléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).