Análise de Causalidade de Preços no Mercado Internacionalda Soja: O Caso do Brasil, Argentina e Estados Unidos
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.301-319Mots-clés :
Soja em grãos, mercado internacional, causalidade.Résumé
O presente artigo analisou a relação de precedência dos preços internacionais da soja em grãos, levando em consideração os principais exportadores mundiais, Brasil, Argentina e Estados Unidos, no período entre 2003 e 2012. Para isso, utilizou-se a metodologia de causalidade proposta por Toda e Yamamoto (1995). Os resultados indicam que nos preços da soja da Argentina existe precedência de causalidade bidirecional significativa do Brasil. Já os preços da soja do Brasil sofrem influência tanto dos preços do mercado dos Estados Unidos quanto da Argentina, enquanto que os preços da commodity norte-americana mostraram relação de precedência dos preços argentinos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).