Ações públicas para o desenvolvimento rural sustentável dos ambientes de montanha brasileiros
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.141-170Mots-clés :
desenvolvimento rural sustentável, políticas públicasRésumé
O Brasil encontra-se na relação dos vinte países que apresentam a maior área de montanha do planeta, e em quarto lugar entre os países da América Latina. Os ambientes de montanha apresentam características particulares devido à interação “altitude – altura – declividade”, riqueza em recursos hídricos, dificuldade de acesso, entre outras. O objetivo deste trabalho foi trazer para reflexão o tema de ações públicas específicas para do desenvolvimento rural sustentável em ambientes de montanha no Brasil, o que foi realizado através de levantamento bibliográfico. A realidade dos ambientes de montanha brasileiros não é contemplada, aplicando-se as mesmas políticas para as terras altas e para as terras baixas. Ações públicas nos ambientes de montanha são direcionadas a temas transversais, como turismo rural, sistemas agroflorestais e pagamento por serviços ambientais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).