O Papel das Fontes de Conhecimento Externo no Processo de Inovação da Micro e Pequena Empresa
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.231-261Mots-clés :
Inovação, Fontes de Conhecimento Externo, Micro e Pequenas EmpresasRésumé
A inserção de fontes de conhecimento externo no processo de inovação das organizações tem feito com que muitas empresas obtenham bons resultados de inovação e elevado desempenho de mercado. Entre elas estão as micro e pequenas empresas, que têm demonstrado sucesso na utilização dessas fontes e apresentam peculiaridades em seu uso. Diante do exposto, este estudo buscou compreender o papel das fontes de conhecimento externo no processo de inovação da micro e pequena empresa, partindo da análise das fontes de conhecimento externo acessadas e de sua utilização nas estratégias de inovação dessas empresas. Trata-se de um estudo de múltiplos casos em sete empresas com práticas de inovação. Como resultados, seis empresas demonstraram utilizar as fontes de conhecimento externo em seu processo de inovação, por meio das quais venceram os obstáculos ou desafios que as fizeram buscar o modelo de inovação aberta como modelo de negócio e se destacaram no mercado. Além disso, os resultados apontaram que as micro e pequenas empresas não só utilizam o conhecimento externo em suas estratégias de inovação, como conseguem formar um processo de inovação efetivo por meio dessas fontes, com inovações significativas para o mercado e elevação do desempenho organizacional.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).