Arranjos Produtivos Locais (APLs) como Estratégia de Desenvolvimento
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2011.17.93-122Résumé
Esta pesquisa busca analisar a importância das aglomerações territoriais, com ênfase no Arranjo Produtivo Local (APL), para o desenvolvimento das regiões brasileiras. Para tanto, utilizou-se nesta pesquisa, além da revisão bibliográfica, a análise de um questionário aplicado aos dirigentes de uma das principais políticas públicas com vistas ao desenvolvimento territorial brasileiro, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) do Ministério da Integração Nacional (MI). Os resultados apontaram que, na implementação da política estudada neste trabalho, os arranjos produtivos locais influenciam positivamente o alcance dos seus objetivos e constitui-se em uma forte ferramenta de apoio, tendo uma importância de destaque entre os fatores que impulsionam o desenvolvimento.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).