A relação entre o desmatamento e o crescimento das culturas de grãos no município de Sinop-MT: Uma análise para o período de 1984 a 2009.
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2011.17.159-190Résumé
O artigo tem por finalidade analisar comparativamente a evolução das culturas de grãos no Município de Sinop-MT com os indicadores da evolução do desmatamento no período de 1984 a 2009. Procedeu-se a uma análise descritiva/evolutiva por meio de séries históricas sobre o crescimento demográfico e o desenvolvimento a partir do processo de ocupação territorial, das taxas de desmatamento na Amazônia Brasileira, para o estado de Mato Grosso e para o Município de Sinop-MT. Além disso, elaborou-se uma série histórica da produção das principais culturas, com destaque para as culturas do arroz, soja e milho, e a utilização de métodos estatísticos/econométricos para correlacionar a influência da taxa de desmatamento do município no período de 1984 a 2009. Observou-se que o arroz teve forte correlação no início do processo de colonização, crescimento moderado para a soja e milho durante a década de 1990. As culturas de milho e soja substituíram a do arroz e houve uma correlação acentuada positiva entre os anos de 2000 a 2009 para a soja e milho. Para o milho essa correlação apresentou-se em menor escala, e para a cultura do arroz uma correlação baixa. Portanto, inverso ao início do processo de abertura econômica agrícola para este município.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).