A “ética do desenvolvimento” como proposta de pesquisa interdisciplinar
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.6-31Mots-clés :
Desenvolvimento, Economia, ÉticaRésumé
O desenvolvimento é um dos conceitos mais fundamentais da economia, mas é também um dos mais complexos. É fundamental porque trata dos objetivos últimos da economia como ciência social, isto é, a melhoria das condições de vida das pessoas. É pela importância, e apesar da dificuldade, que o objeto da discussão deste texto é o desenvolvimento pensado a partir da filosofia moral ou da ética. O primeiro objetivo desta discussão é ver como o conceito de desenvolvimento muda ao longo do tempo, a partir da história do pensamento econômico. A segunda parte da discussão aborda a proposta da “ética do desenvolvimento”. A ideia que guia este trabalho é de que a ética pode servir como princípio unificador, totalizante, dos diversos aspectos do desenvolvimento. Nesse sentido, a “ética do desenvolvimento” se justificaria como campo interdisciplinar de estudos.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).