Desenvolvimento da Capacidade Absortiva em Empresas Incubadas e Graduadas de Santa Catarina, Brasil
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.168-201Mots-clés :
Capacidade Absortiva, Inovação, Empresas IncubadasRésumé
A pesquisa apresenta como objetivo analisar se a capacidade absortiva influencia a inovação das pequenas e médias empresas (PMEs) de Santa Catarina. Nesse contexto, as PMEs investigadas foram empresas incubadas e graduadas selecionadas por possuírem características de empresas inovadoras, conforme proposto por Manual de Oslo (2012) e por se caracterizarem como PMEs, atuando em ambientes dinâmicos com alta necessidade de adaptação. A pesquisa investigou a relação entre a capacidade absortiva e a inovação, em que a primeira se relaciona com a capacidade das empresas de identificar, adquirir e, se possível, aplicar estes conhecimentos no âmbito interno, e a segunda se refere à capacidade de criar/modificar seus processos, produtos, posição e forma de organização. Como método de pesquisa utilizou-se abordagem quantitativa e a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE) para testar a hipótese da pesquisa. A de coleta de dados foi realizada por meio da técnica survey, a amostra foi composta por 88 gestores de empresas incubadas e graduadas de Santa Catarina. Para análise dos dados utilizou-se a MEE no Software Smart-PLS. Os resultados confirmaram a hipótese de que a capacidade absortiva influencia positivamente a inovação. Considerando-se a escassez de estudos empíricos sobre o tema, esses resultados definem um olhar particular acerca da relação investigada e constituem mais uma contribuição para o debate na literatura sobre o tema. Nossos resultados confirmam que a capacidade de absorção é determinante para o desenvolvimento de inovação de uma empresa.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).