O Papel dos Ativos Territoriais e da Inovação no Desenvolvimento de Cidades Criativas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.113-146Mots-clés :
Desenvolvimento Territorial, Ativos Territoriais, Sistema de Inovação Territorial, Cidades Criativas.Résumé
O objetivo deste ensaio teórico é discutir o papel do desenvolvimento territorial, através dos ativos territoriais, e da inovação no desenvolvimento de cidades criativas. Para isso buscou-se estabelecer possíveis ligações entre ativos territoriais e inovação territorial como forma de alavancar o desenvolvimento de cidades criativas. Percebeu-se que os ativos territoriais (tangíveis e intangíveis) podem ser entendidos como as entradas do sistema de inovação territorial que geram como saída inovações que podem alavancar a produtividade e o desenvolvimento do território. Consequentemente, estas inovações serão colocadas a prova no ambiente e permitirão ou suportarão mudanças em todos os ativos territoriais que com elas estiverem relacionadas, gerando e difundindo conhecimento que poderá tornar o sistema de inovação territorial mais eficiente e eficaz, favorecendo o desenvolvimento de cidades criativas.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).