Valoração Atribuída aos Serviços Ambientais de Acordo com os Diferentes Métodos: um Estudo no Período de 2005 a 2015
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.168-191Mots-clés :
Valoração Econômica Ambiental, Recursos Ambientais, VERA.Résumé
A pesquisa tem como o objetivo identificar os valores atribuídos aos serviços ambientais de acordo com os diferentes métodos de valoração ambiental existentes na literatura no período de 2005 a 2015. É uma pesquisa descritiva, bibliográfica com abordagem quantitativa e teve como fonte de pesquisa a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os parâmetros analisados foram autor (es), local de estudo, os métodos de valoração ambiental utilizados, os objetivos, valores estimados dos serviços ambientais e atributo valorado. Os resultados mostraram que o Método de Valoração Contingente predominou em grande parte dos trabalhos analisados. Identificou-se que a Região Sudeste possui o maior número de métodos de valoração ambiental aplicados nos estudos, não havendo nenhuma publicação sobre a temática na Região Nordeste. O ano com maior publicação abordando o tema foi 2010, enquanto 2005 e 2014 não foram identificados nenhum estudo. Quanto aos valores dos serviços ambientais estimados estes foram diversificados em razão da forma de avaliação, método, objeto avaliado, entre outras variáveis.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).