Aprendizagem Interorganizacional em Arranjo Produtivo Local: proposição de esquema conceitual analítico
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.26-43Mots-clés :
Aprendizagem interorganizacional, Arranjo produtivo local, Arranjo Produtivo Local, Relações interorganizacionais., Relações interorganizacionaisRésumé
As relações interorganizacionais ganham espaço na economia mundial, dentre as quais se destacam os arranjos produtivos locais (APLs). Em tais configurações, as relações estabelecidas entre os diferentes agentes tendem resultar em interação e aprendizagem, exigindo melhor compreensão do processo da aprendizagem interorganizacional (AIO), que se torna tema relevante de investigação, sobretudo, por se tratar de um fenômeno complexo, emergente e ainda em formação, principalmente, em APLs. Portanto, este trabalho de pesquisa de natureza argumentativa tem como objetivo buscar melhor compreensão do processo da AIO em contexto de APL, a partir da proposição de um esquema conceitual analítico. A proposição poderá ser útil para diversas configurações que mantêm relações interorganizacionais horizontais, sobretudo APLs, em razão do direcionamento para tal. Acredita-se estar colaborando para com a melhor compreensão e o desenvolvimento da AIO nos mais diferentes APLs existentes, trazendo vantagens principalmente para as micro e pequenas empresas, possibilitando também a intensificação do desenvolvimento socioterritorial, e não apenas com o olhar econômico. Assim, entende-se que as contribuições aqui apresentadas podem permitir avanços, estabelecer novas fronteiras e abrir novas linhas de pesquisas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).