Multifuncionalidade da Agricultura e Serviços ambientais: aproximações e distanciamentos como referenciais de políticas públicas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.214-232Mots-clés :
Desenvolvimento sustentável, Desenvolvimento sustentável. Agricultura familiar. Políticas públicas. Multifuncionalidade da agricultura. Serviços ambientais, Agricultura familiar, Políticas públicas, Multifuncionalidade da agricultura, Serviços ambientaisRésumé
O desenvolvimento sustentável emerge como um referencial de políticas públicas, mas diferentes noções são construídas sob esta orientação. Assim, a multifuncionalidade da agricultura e os serviços ambientais ganham relevância pela importância política que assumiram em nível internacional e nacional. O artigo estabelece uma abordagem relacional para discutir as aproximações e os distanciamentos entre estas noções. Através de uma revisão bibliográfica de âmbito internacional e nacional, conclui-se que há proximidade e até certa inter-relação entre estas noções como referenciais de políticas públicas, uma vez que propõem o reconhecimento e a valorização de externalidades positivas da agricultura e do meio rural. No entanto, apresentam diferentes ênfases, fundadas em representações distintas da realidade e, assim, obtendo legitimidades afastadas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).