Orçamento Participativo em Municípios Predominantemente Rurais
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.1.107-121Résumé
Este trabalho estuda as possibilidades de implementação de formas inovadoras de gestão dos recursos públicos com participação dos cidadãos, tal como o Orçamento Participativo, em municípios predominantemente rurais, considerando a potencialidade dessas inovações para o desenvolvimento rural. Os resultados preliminares indicam que, não obstante a disposição (assumido programaticamente ou não) dos governantes em ceder importantes espaços de poder ao conjunto dos cidadãos, existem sérias dificuldades de se implantar com sucesso o Orçamento Participativo em municípios predominantemente rurais. Estas dificuldades devem-se a relações históricas de clientelismo e patrimonialismo entre cidadãos, burocracia estatal e poder público, e principalmente à impossibilidade da administração municipal em proporcionar um “mínimo” de recursos (relevante) para ser efetivamente gerido pelos cidadãos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).