Agricultura e Ação estatal: a base para reconstrução de Ruanda
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.130-142Mots-clés :
Ação governamental, desenvolvimento, Desenvolvimento, cadeia de valor, Cadeia de valor, renda sustentável., Renda sustentávelRésumé
As guerras não tiram apenas vidas, trazem incertezas institucionais, desestabilização política, social e, sobretudo, problemas econômicos que limitam a capacidade de reconstrução. O desafio é criar boas condições para que os ativos produtivos sejam usados ao máximo. O objetivo desse trabalho é apresentar as barreiras que podem limitar o potencial de indução ao crescimento e diferenciação do café ruandês no mercado de cafés diferenciados. Baseou-se em uma análise documental para identificar o processo de transformação da cadeia do café ruandês na tentativa de se posicionar no mercado como produtor de cafés diferenciados e como este processo contribui para agregar valor e alcançar rendas sustentáveis colaborando com a reconstrução no pós-guerra. Observou-se que a ação do Estado criou um ambiente favorável a indução ao crescimento, especialização, divisão do trabalho e acumulo de conhecimento e criação de novas oportunidades mercado cafeeiro. Conclui-se que essa solução não é definitiva para regiões com alta dependência de uma commodity, mas um primeiro passo ao progresso econômico e social por meio do uso eficiente dos ativos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).