Desenvolvimento Territorial Sustentável: iniciativa de economia social e solidária no contexto do turismo
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.94-111Mots-clés :
Desenvolvimento Territorial Sustentável, Economia social e solidária, TurismoRésumé
O presente trabalho buscou compreender de que maneira um empreendimento de economia social e solidária situado na Comunidade da Costa da Lagoa, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, contribui para o fortalecimento, tanto do turismo, quanto da cultura local, rumo ao desenvolvimento territorial sustentável. As atividades relacionadas ao turismo são, atualmente, as responsáveis pela economia do local superando as tradicionais atividades relacionadas com à agricultura de subsistência e à pesca artesanal. Partindo-se de um referencial teórico sobre economia social e solidária e desenvolvimento territorial sustentável a pesquisa qualitativa, caracterizou-se como estudo de caso exploratório e descritivo e contou com entrevistas semiestruturadas junto aos representantes da cooperativa de barcos. O estudo constatou que a cooperativa tem sido um espaço de integração social, construção de identidade e cidadania. Todavia, os entrevistados pontuam a carência de assessoria qualificada e de apoio técnico, assim como de investimentos de órgãos públicos e de organizações não-governamentais para que haja maior incremento do turismo e desenvolvimento do território.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).