As “Marcas” em Territórios Formados por Grupos Étnicos Alemães a Partir dos Estereótipos Linguagem, Trabalho e Religiosidade: o caso da comunidade rural de Linha Acre - Cândido Godói (RS)
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.89-108Mots-clés :
Memória. Esteriótipos. Imigrantes alemães.Résumé
A inserção de uma mentalidade industrial no meio rural com a produção de alimentos em escala vem se apresentando como indutora de mudanças em pequenas comunidades rurais, que se veem diante da necessidade de buscar alternativas que visem sua continuidade em termos físicos, mas também no que se refere às suas especificidades sociais e culturais. O presente estudo está pautado na identificação de aspectos relacionados aos estereótipos que “marcam” territórios formados por grupos sociais teuto-brasileiros, por se considerar que sejam relevantes para que estes atores possam encontrar novos significados ao meio que vivem. Este retorno ao passado só é possível por meio das lembranças e da memória que se faz presente no cotidiano, manifestada nas tradições, nos hábitos e nos costumes, como algo imperceptível, mas com força para modificar o futuro. A metodologia utilizada para coleta de dados se deu com a utilização de relatos orais em pesquisa etnográfica, realizada na comunidade rural de Linha Acre – Cândido Godói (RS) durante os anos de 2016 e 2017. Durante a fase de análise dos dados foi possível constatar-se a presença de enraizamento no que diz respeito à presença de construções estereotipadas nos elementos linguagem, trabalho e religiosidade, escolhidos para a pesquisa.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).