Desenvolvimento Territorial e Turismo Rural: As Relações Possíveis
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.66-94Mots-clés :
desenvolvimento territorial, turismo rural, impactosRésumé
O artigo trás reflexões teóricas sobre o desenvolvimento territorial e o turismo rural, fazendo a relação entre as partes e as suas perspectivas analógicas, levando-se em consideração os possíveis riscos e potencialidades da atividade. Está dividido em quatro partes: a primeira apresenta a formação territorial rural no Brasil e a dualidade do sistema agrário, a agricultura empresarial x agricultura familiar, que por muito tempo foi caracterizada como agricultura de subsistência. Na década de 1990, uma nova concepção sobre a agricultura familiar passa a ser concebida revalorizando o seu espaço criando novas formas de produção agrícola e não agrícola. A segunda parte aborda o turismo rural, como uma ação apropriada para os programas de desenvolvimento territorial, elencando as motivações dos turistas, o início da atividade e as principais tipologias A terceira faz a relação entre as duas partes anteriores relacionando o turismo rural com o desenvolvimento territorial rural e as suas possibilidades tendo como referencial teórico, a concepção e antagonismo de autores das áreas de Turismo e Geografia. A quarta parte trata especificamente das políticas públicas para o desenvolvimento da atividade de turismo onde é possível perceber que o turismo rural é tratado, nos planos nacionais e regionais, como mais um segmento da atividade. O capítulo discutirá a atividade turística e o estabelecimento de relações que podem causar diferentes impactos. A minimização dos impactos negativos é o grande desafio estudado por diferentes áreas do conhecimento.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).