Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial: uma análise entre a teoria e a prática
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.247-267Mots-clés :
Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Social Empresarial. Teoria e Prática.Résumé
Esta pesquisa teve por objetivo analisar, a luz das teorias de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Desenvolvimento Sustentável (DS), se as ações de RSE divulgadas pelas indústrias de Blumenau, em Santa Catarina, atendem aos pressupostos teóricos do Desenvolvimento Sustentável. Como recorte se tomou as indústrias com mais de 500 funcionários, listadas no Guia Fiesc/2015, com unidades no Município de Blumenau/SC. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa bibliográfica para a compreensão dos conceitos e pressupostos teóricos e a pesquisa exploratória como suporte na busca das informações sobre as práticas de RSE divulgadas nos sites das empresas analisadas. A partir da análise e conexões feitas entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa das ações publicadas pelas empresas em suas páginas web percebe-se que a maioria das indústrias blumenauense divulga sutilmente suas informações de cunho socioambiental. Das onze empresas pesquisadas, apenas três apresentam informações mais detalhadas sobre tais práticas. Entre as ações apresentadas pelas empresas, em sua maioria se encontram as de cunho compulsório, ou seja, obrigadas por lei. Diante do exposto, conclui-se que a indústria de Blumenau tem um longo trajeto a ser percorrido na prática de ações que tragam resultados efetivos em prol do Desenvolvimento Sustentável.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).