As Políticas Brasileiras de Fomento à Cultura do Trigo: uma revisão histórica
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.3.95-117Résumé
O presente trabalho traz uma abordagem histórica das políticas públicas destinadas à cultura do trigo no Brasil e os reflexos da evolução destas políticas na atual posição da triticultura nacional. Esta cultura foi o esteio econômico da região Sul, no início do processo de modernização da agricultura, na década de 50 do século XX. Paulatinamente, com a redução dos subsídios e a consolidação do Mercosul a situação se agrava. Desta forma, coloca-se em xeque o desenvolvimento da cultura de trigo no país. Considerando-se, porém, a capacidade produtiva existente e a produção da safra de 2003, ganha importância a implantação de políticas de fomento à triticultura.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).