Resíduos Gerados nas Favelas: impactos sobre o direito à moradia adequada, o ambiente e a sociedade

Autores

  • Janaína Accordi Junkes Centro Universitário Tiradentes (Unit), Alagoas
  • Alan do Nascimento Pedrosa Centro Universitário Tiradentes http://orcid.org/0000-0003-4333-1339
  • Daniglayse Santos Vieira CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Vivianny Kelly Galvão Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.325-342

Palavras-chave:

Favelas, resíduos sólidos e líquidos, saneamento, doenças.

Resumo

Esta pesquisa propõe identificar os problemas gerados pelo manejo inadequado de resíduos em uma favela pertencente à região do Pólo Multissetorial de Maceió (AL). Pretende-se observar os reflexos desse manejo na saúde dos indivíduos que ali residem, sua relação com a bacia de drenagem de água pluvial e a rotina de atividades inerentes ao Pólo. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo, aplicado questionários, realizado entrevistas e registros fotográficos. A partir destes dados, foi possível constatar que a comunidade em estudo, por ter seu esgoto interligado a uma bacia de drenagem, contribui diretamente para a geração de impactos que atingem questões relacionadas ao fluxo de águas pluviais, ao saneamento básico e por sua vez, a saúde dos habitantes da região. A situação dos moradores atinge também o objetivo de desenvolvimento sustentável n. 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas. É possível, por meio do parâmetro do direito à moradia adequada, entender a complexidade dos impactos de um sistema de saneamento básico deficiente sobre a gama de direitos humanos que o Estado deve proteger. Assim, este trabalho tem sua justificativa, dada a importância científica e social de dialogar sobre o planejamento para o manejo dos resíduos, vista que são gerados cerca de 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos/dia, segundo dados de 2012 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, bem como a um consumo de água que chega a 165,3 litros/habitante/dia, o qual se tornará esgoto. Logo, estudar dos mecanismos de como lidar com estes resíduos é de extrema importância.

Biografia do Autor

Janaína Accordi Junkes, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Alagoas

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais - UFSC (2011), com período Sanduíche na Universidade de Aveiro-Portugal no instituto de materiais - CICECO. Pesquisadora Associada ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (Unit/Alagoas). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais cerâmicos, gestão de resíduos e sustentabilidade e saúde ambiental. Pós-doutora pela Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberg - Alemanha (2012) onde trabalhou no Zentralinstitut für Neue Materialien und Prozesstechnik- ZMP sob orientação do Prof. Dr. Nahum Travitzky e Pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013 e 2014). Faz parte do Grupo de Pesquisas CERMAT - Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis e é Co-Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde da UNIT/Al. Licença maternidade em 2013 e 2017.

Alan do Nascimento Pedrosa, Centro Universitário Tiradentes

Bacharel em Engenharia Ambiental e mestrando bolsista PROCAPS/UNIT/AL no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, na linha de Tecnologia, Ambiente e Sociedade.

Daniglayse Santos Vieira, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Urgência e Emergência pelo Centro Universitario Internacional- UNINTER. Especialista em Saúde do Trabalhador pelo Centro Universitario Internacional- UNINTER. Especialista em Saúde do Adulto e do Idoso-( Residencia Multiprofissional- HUPAA-UFAL). Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade Integrada de Patos -FIP-PB Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa ? IEP/HSL. Curso Regular de Espanhol como Lingua Estrangeira pela Casa de Cultura Latino America-FALEP/PROEX/UFAL. Mestranda em Sociedade, tecnologia e Politicas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes -UNIT

Vivianny Kelly Galvão, Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Alagoas

Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos no Centro Universitário Tiradentes, Professora Titular I do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado) (SOTEPP) do Centro Universitário Tiradentes, Participante do Centro de Estudos e Pesquisa de Direito Internacional e Relações Internacionais da Academia de Direito Internacional da Haia/Holanda (2016). Membro da Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-AL (2018). Áreas de estudo: Direito Internacional dos Direitos Humanos; Cidadania; Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Junkes, J. A., Pedrosa, A. do N., Vieira, D. S., & Galvão, V. K. (2020). Resíduos Gerados nas Favelas: impactos sobre o direito à moradia adequada, o ambiente e a sociedade. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 325–342. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.325-342

Edição

Seção

Artigos