Análise da Expansão Urbana e Perspectivas de Uso dos Espaços Públicos no Município de Francisco Beltrão-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.178-193

Palavras-chave:

Praças Públicas. Áreas verdes. Planejamento.

Resumo

O acentuado crescimento das cidades brasileiras registrado nos últimos anos incorre em constantes mudanças dos hábitos, costumes, culturas e valores sociais, requerendo atenção às necessidades dos habitantes aos espaços públicos urbanos. Esse desenvolvimento causa mudança ao meio ambiente comprometendo a paisagem urbana pois as áreas públicas de lazer proporcionam qualidade de vida aos usuários quando planejadas pelos gestores públicos na distribuição da malha urbana, as áreas verdes têm papel importante na relação da melhoria microclimática, da ação contra a poluição, barreira acústica e conforto lumínico para aqueles que desfrutam do espaço. O artigo implementa uma análise da apropriação das praças na cidade de Francisco Beltrão/PR identificando as suas áreas verdes. Estas análises foram feitas com intuito de localizar com tal conhecimento das normativas municipais buscando apontar as possibilidades de um melhor uso para uma forma de vida mais ativa explorando a arborização. Foram traçados como ferramentas de pesquisa, inicialmente, o referencial teórico e, posteriormente, os estudos de caso das praças distribuídas nos bairros da cidade, listadas pela Prefeitura Municipal para as quais pudemos validar, analisar e compreender. Ao final da análise, relacionamos suas áreas verdes para servir para a requalificação em novos programas que venham a enaltece-la.

Biografia do Autor

Vanessa Franciele de Gois, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Aluna do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

Doutora em Ciência do Solo Pela Universaidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

 

Downloads

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Gois, V. F. de, & Mello, N. A. de. (2020). Análise da Expansão Urbana e Perspectivas de Uso dos Espaços Públicos no Município de Francisco Beltrão-PR. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 178–193. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.178-193