Estado de Insolvência e Modelo Fleuriet: o caso da Avianca Brasil

INSOLVENCY AND FLEURIET MODEL: THE CASE OF AVIANCA BRASIL

Autores

  • Hugo Alves Silva Ribeiro Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Carlos Henrique Rocha Universidade de Brasília (UnB)
  • Mateus Sakai Aratani Universidade de Brasília (UnB)
  • Nathane Eva Santos Peixoto Instituto Federal de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.10907

Palavras-chave:

Companhia Aérea, Insolvência, Modelo Fleuriet

Resumo

Este artigo mostra que o estado de insolvência da companhia aérea Avianca Brasil era previsível, de modo que medidas corretivas poderiam ter sido tomadas. A análise é conduzida a partir do uso do modelo Fleuriet. A peça-chave do modelo é o balanço patrimonial reestruturado da empresa. Os balanços patrimoniais tradicionais foram obtidos do site da ANAC. Entre 2015 e 2018 (3T), a Avianca foi enquadrada pelo modelo Fleuriet como “Muito Ruim”, dependente de dívidas de curto prazo e sem dispor de fundos para servir suas atividades operacionais. Esse cenário costuma ser resolvido pela venda de ativos não circulantes (permanentes), representando o início de uma liquidação da companhia ou insolvência. Seu patrimônio líquido caiu vertiginosamente neste período, impedindo desenvolvimento. A precariedade das finanças da Avianca poderia ser detectada antes da situação de seu provável colapso. Com a saída da Avianca, o mercado nacional de aviação comercial fica nas mãos de três companhias: LATAM, GOL e Azul. Ao final, este estudo também mostra que parte do percurso falimentar em cena está sendo seguido por algumas empresas aéreas do país. Isso indica possível colapso no setor aéreo brasileiro e, se nada for feito, pode comprometer o desenvolvimento do transporte de passageiros na nação.

Biografia do Autor

Hugo Alves Silva Ribeiro, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Doutor em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como Servidor especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Carlos Henrique Rocha, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Teoria Econômica pela University of Liverpool. Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Mateus Sakai Aratani, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Nathane Eva Santos Peixoto, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutoranda e Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB).

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Ribeiro, H. A. S., Rocha, C. H., Aratani, M. S., & Peixoto, N. E. S. (2021). Estado de Insolvência e Modelo Fleuriet: o caso da Avianca Brasil : INSOLVENCY AND FLEURIET MODEL: THE CASE OF AVIANCA BRASIL. Desenvolvimento Em Questão, 19(57), 327–340. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.10907