Uma Análise Comparativa do Empreendedorismo Social nas Macrorregiões Brasileiras
A COMPARATIVE ANALYSIS OF SOCIAL ENTREPRENEURSHIP IN THE BRAZILIAN MACRO REGIONS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10930Palavras-chave:
Empreendedorismo social. Empreendimentos econômicos solidários. Valor social.Resumo
O empreendedorismo social (ES) emergiu criando modelos de negócio que buscam o desenvolvimento social através de soluções eficientes que podem culminar em processos de transformação social. Isto posto, esta pesquisa objetivou realizar uma análise comparativa das dimensões do empreendedorismo social nas diferentes regiões brasileiras verificando suas variações no país. As categorias de análise utilizadas foram: oportunidades, inovação, autogestão, valor econômico, valor social, e desenvolvimento sustentável. A pesquisa utilizou dados secundários de um universo composto por 19.708 empreendimentos econômicos solidários (EES) em 2013 e 21.859 EES em 2007. Sua natureza é quantitativa, na qual foi utilizada uma análise de dados através de estatística descritiva. Entre os principais resultados encontrados verificou-se que as dimensões Valor Social e Inovação são as que possuem maiores médias percentuais, porém, ambas tiveram uma redução percentual no período analisado, juntamente com Desenvolvimento social e Valor econômico. Somente as dimensões Oportunidade e Autogestão demonstraram evolução positiva. Os achados indicam que nos EES brasileiros prevalece a perspectiva do valor social norteada para o valor econômico e possuem características inerentes a Escola de empreendedorismo social dos países em desenvolvimento, portanto, motivados pelo desenvolvimento comunitários, oportunidades e alternativa ao desemprego, e, desta forma, não se concretiza o equilíbrio proposto pelo triple bottom line. Além disso, no geral, o cenário indica que os EES não estão se consolidando frente as dimensões analisadas.
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