Ecodesign e Logística Reversa na Indústria Calçadista
ECODESIGN AND REVERSE LOGISTICS IN THE FOOTWEAR INDUSTRY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11239Palavras-chave:
Design Sustentável, Gestão de Resíduos, Reaproveitamento, Setor Calçadista, Sustentabilidade AmbientalResumo
O setor calçadista causa impacto ambiental, principalmente pela quantidade de resíduos poluentes gerados, e pelo pouco reaproveitamento do material. Parte dos resíduos gerados no processo produtivo, tem como destinação final os aterros industriais e o coprocessamento. Portanto, não basta reduzir a geração, é necessário alternativas para a não geração de resíduos, sendo que a Economia Circular é um meio para se alcançar este objetivo. Dentre os pilares da economia circular, o ecodesign e a Logística Reversa são os mais importantes para que se tenha a circularidade dos produtos, e o reaproveitamento do material. Neste contexto, o estudo tem por objetivo analisar a logística reversa no setor calçadista e a aplicação do conceito de ecodesign no desenvolvimento do calçado. Quanto a metodologia, o estudo é de natureza aplicada, a abordagem do problema é qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Os resultados evidenciam que o setor calçadista não adota a logística reversa, e também não aplica o conceito de ecodesign no desenvolvimento do calçado. A percepção do setor é que o calçado não apresenta impactos ambientais, além disso, em função da dificuldade de reaproveitamento do produto, não há o interesse por parte das empresas em viabilizarem o retorno do calçado ao fabricante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).