Padrões de Crescimento Econômico no Estado do Rio Grande do Sul entre 1996-2010
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.273-300Palavras-chave:
Desempenho econômico. Atividades econômicas. Rio Grande do Sul.Resumo
O presente artigo se propõe a identificar os padrões de crescimento econômico dos municípios do Rio Grande do Sul entre 1996 e 2010, para tanto adotou-se o índice do nível de crescimento econômico (INC) e o índice do ritmo de crescimento econômico (IRC) desenvolvido por Piacenti (2012a). De maneira complementar discute-se a hipótese de que o desempenho econômico apresentado pelos municípios esteja associado a sua estrutura produtiva, para tanto adotou-se técnicas estatísticas de Análise Multivariada a fim de identificar associações entre o padrão de crescimento econômico e as atividades industriais. Os resultados mostram que 3% dos municípios analisados apresentam um crescimento em expansão (AA), por outro lado, 33,04% municípios são classificados como economicamente deprimidos (BB), ou seja, conforme os parâmetros econômicos INC e IRC encontram-se abaixo da média estadual. Além disso, constatou-se uma significativa associação entre o padrão de crescimento econômico e estrutura industrial, sendo que variáveis como PIB da indústria e QL do emprego industrial, são estatisticamente significativas na separação dos grupos, ou seja, quanto maior as desigualdades com relação às indústrias, maiores também são as diferenças nos níveis de crescimento econômico das mesmas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).