A Evolução Tecnológica do Biodiesel no Brasil e o Desempenho Social de suas Empresas: O Caso da Petrobrás Biocumbustíveis
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.249-293Palavras-chave:
Desempeno Social, Evolução Tecnológica, BiodieselResumo
O objetivo geral do trabalho é analisar as relações entre evolução tecnológica e desempenho social da Petrobrás Biocombustíveis (PBio). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com tratamento quali-quantitativo das informações. Assim, a PBio apresentou três tipos de evolução na relação estudada, a saber: i) mais social: como no caso da relação entre tecnologia agrícola e agricultura familiar; ii) mais tecnológica: como no caso da relação entre tecnologias industriais e acionistas (privados e governo) e tecnologias industriais e meio ambiente e iii) equilibrada: como foi o caso entre tecnologia industrial e agricultura familiar. Mostra-se que a evolução entre capacidades tecnológicas e DSE se deu na PBio de forma equilibrada, quando se consideraram as dimensões tecnologias industriais e a agricultura familiar, e de forma desequilibrada, na combinação das demais dimensões analisadas. Conclui-se que a PBio necessita buscar mais equilíbrio na relação entre desenvolvimento tecnológico e desempenho social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).