A Incorporação da Gestão Socioambiental na Estratégia Competitiva: Um Estudo de Caso no Setor Sucroalcooleiro

Autores

  • Débora Zumkeller Sabonaro Universidade de Sorocaba/ Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais.
  • Cleber Zumkeller Sabonaro Economista da Universidade de São Paulo
  • Margareth Zumkeller Sabonaro Administradora de Empresas Universidade UNI ABC
  • Fabio Augusto Gomes da Silva Professor de graduação da Universidade de Sorocaba
  • Renan Angrizani de Oliveira Graduando em Engenharia Ambiental Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.319-342

Palavras-chave:

sustentabilidade ambiental, gestão ambiental, estratégia tecnológica.

Resumo

A incorporação de modelos sustentáveis de uso e exploração dos recursos naturais passa a ser visto como um diferencial capaz de gerar vantagens competitivas no contexto organizacional. Deste modo, as empresas têm procurado integrar os princípios e práticas do desenvolvimento sustentável em seu contexto de negócio, conciliando as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade. Este estudo apresenta como objetivo central conhecer os principais aspectos que norteiam as ações da empresa no sentido da responsabilidade socioambiental como estratégia competitiva. Para isso, inicialmente realizou-se uma revisão da literatura relacionada aos assuntos sobre gestão ambiental e responsabilidade socioambiental. Em seguida, foi elaborado um estudo de caso por meio de entrevista e análise documental em uma das principais empresas do setor sucroalcooleiro brasileiro. Os resultados mostram o papel fundamental da incorporação das ações de cunho socioambiental na dimensão estratégica da empresa. A empresa pesquisada tem se desenvolvido neste sentido, em que os principais aspectos da gestão econômica do negócio tem incorporado a dimensão socioambiental. Similarmente, o setor sucroalcooleiro como um todo também tem seguido esta direção, em que o correto manejo ambiental dos recursos passa fundamentalmente por uma nova concepção em relação ao gerenciamento de pessoas, tecnologia e processos.

Biografia do Autor

Débora Zumkeller Sabonaro, Universidade de Sorocaba/ Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais.

Universidade de Sorocaba/ Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais.

Cleber Zumkeller Sabonaro, Economista da Universidade de São Paulo

Economista da Universidade de São Paulo

Margareth Zumkeller Sabonaro, Administradora de Empresas Universidade UNI ABC

Administradora de Empresas Universidade UNI ABC

Fabio Augusto Gomes da Silva, Professor de graduação da Universidade de Sorocaba

Professor de graduação da Universidade de Sorocaba

Renan Angrizani de Oliveira, Graduando em Engenharia Ambiental Universidade de Sorocaba

Graduando em Engenharia AmbientalUniversidade de Sorocaba

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

Sabonaro, D. Z., Sabonaro, C. Z., Sabonaro, M. Z., da Silva, F. A. G., & de Oliveira, R. A. (2017). A Incorporação da Gestão Socioambiental na Estratégia Competitiva: Um Estudo de Caso no Setor Sucroalcooleiro. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 319–342. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.319-342

Edição

Seção

Artigos