Impactos Socioeconômicos Ocasionados pelo PRONAF para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.87-107Palavras-chave:
Agricultura Familiar, PRONAF e propriedade ruralResumo
A pesquisa tem como objetivo principal analisar os impactos causados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a vida econômica e social dos agricultores familiares do município de Ijuí/RS, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades nas propriedades rurais, ocasionadas pelo programa. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com utilização de método de multicasos. Esta pesquisa avalia os benefícios, as dificuldades e as melhorias geradas ao longo do tempo para uma maior geração de renda. Constatou-se que o Pronaf gera ótimos benefícios ao pequeno produtor rural, proporcionando facilidades na sua aquisição e permitindo maiores investimentos e melhorias na propriedade e na terra. No entanto, ele sozinho não gera maiores impactos na vida socioeconômica dos agricultores familiares, visto que a agricultura familiar ainda está a margem do mercado e precisa constantemente buscar alternativas para garantir a sua sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).