Efeitos Heterogêneos do Capital Humano nos Salários: uma análise quantílica na Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.147-167Palavras-chave:
Capital humano, Salários, DiscriminaçãoResumo
Partindo-se da importância econômica e administrativa da temática salarial, aliada à Teoria do Capital Humano, o objetivo principal deste estudo é mensurar os efeitos do capital humano sobre os salários do trabalhador na região Sul do Brasil. Assim, tem-se como proposta, estimar os impactos do capital humano na remuneração para diferentes quantis de renda, identificando ainda, fatores discriminatórios. Para isso, utilizam-se os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) de 2019. A amostra é composta por 41.014 indivíduos, adota-se a correção do viés de seletividade de Heckman (1979), tendo como técnicas de análise regressões quantílicas com variáveis dummies e a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder (1973). Os principais resultados indicam que os impactos do capital humano são heterogêneos e ascendentes nos quantis de renda, sugerindo evidências para o efeito glass ceiling para as mulheres e para não brancos no Sul do Brasil. Tangente à suposição de fatores discriminatórios, foram encontrados impactos negativos para as dummies de gênero e de raça/cor, sendo os superiores referentes ao gênero. A contribuição teórica tange à área de gestão de pessoas, adicionando resultados empíricos a questões de políticas salariais. A contribuição prática refere-se aos trabalhadores quanto aos retornos de se investir em educação. Espera-se ainda, que este estudo contribuía para elaboração de políticas públicas buscando igualdade salarial no Sul do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).