Da Vassoura de Bruxa à Fazenda de Chocolate: a Reconversão Produtiva no Sul da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.245-265

Palavras-chave:

Cacau, Crise, Reconversão, Recuperação da Região Cacaueira

Resumo

Com as diversas crises pelas quais passou, em especial após a iniciada no fim dos anos 1980, a cacauicultura do sul da Bahia vem apresentando um cenário de reconversão produtiva. A antiga monocultura cacaueira, por longo período fonte de riquezas e responsável por subsidiar o alto padrão de vida das famílias produtoras do “fruto de ouro”, atingida fortemente pela entrada do fungo da “vassoura-de-bruxa” nas plantações, cedeu seu lugar de destaque nos indicadores econômicos nacionais e estaduais para o setor terciário, realçando-se o subsetor dos serviços, na microrregião Itabuna-Ilhéus. Este artigo visa analisar se a atividade cacaueira ainda possui importância socioeconômica para o sul baiano, tomando-se por base as alternativas encontradas pelos produtores para o soerguimento e renovação da cultura, o que se chamou de reinvenção produtiva no pós-crise de 1989, confrontando-se e questionando o tão presente setor terciário na sustentação da economia regional. Metodologicamente, são analisados dados empíricos a respeito dos processos de importação/exportação e produção/beneficiamento do cacau, responsáveis por reflexos da cacauicultura na economia e dinâmica locorregionais, os quais ratificam a ainda significativa importância da lavoura cacaueira na região sul baiana.

Biografia do Autor

Joanna Isis Chaves Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Aluna do curso de Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Horígenes Fontes Soares Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduado em Direito pela IUNI Educacional Unime Itabuna (Iuni-Unime). Aluno do curso de mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Lessí Inês Farias Pinheiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2005)
Professor Nível Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Carvalho, J. I. C., Soares Neto, H. F., & Pinheiro, L. I. F. (2020). Da Vassoura de Bruxa à Fazenda de Chocolate: a Reconversão Produtiva no Sul da Bahia. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 245–265. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.245-265

Edição

Seção

Artigos