O Mercado Convencional da Banana: sujeição da agricultura familiar no Vale do Ribeira-SP

Autores

  • Rafael Eduardo Chiodi Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Gustavo Fonseca de Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Henrique Bambini de Assis Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.146-165

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Mercado

Resumo

Os municípios do Vale do Ribeira apresentam os menores índices de desenvolvimento humano do estado de São Paulo. A principal atividade produtiva do território, a bananicultura, tem efeito significativo no indicador que avalia a geração de renda nesses municípios. Nesse contexto, o artigo visa dar enfasê ao entendimento do chamado “mercado convencional da banana”, procurando demostrar como a atuação de agentes intermediários neste mercado impõe limites à geração de renda na agricultura familiar. Para tanto, foram entrevistados seis gestores de organizações de produtores e trinta e oito produtores de bananas dos municípios de Miracatu e Sete Barras. Identificou-se a presença de agentes intermediários individuais locais e de empresas atacadistas. As empresas atacadistas possuem poder econômico de influenciar e determinar os preços pagos ao produtor, que de um modo geral, é considerado baixo por restringir significativamente a rentabilidade dos agricultores entrevistados. Ainda, os intermediários locais estabeleciam formas de relação com os produtores que criavam outras desvantagens, destacadamente o calote. Conclui-se que a comercialização de bananas no mercado convencional por meio de agentes intermediários inibe possibilidades de desenvolvimento econômico destes agricultores e, por consequência, de todo o território do Vale do Ribeira dependente da comercialização dessas frutas.

Biografia do Autor

Rafael Eduardo Chiodi, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Gustavo Fonseca de Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Agroecologia pela Aarhus University, Dinamarca. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Luiz Henrique Bambini de Assis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Aluno de mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Servidor público da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Chiodi, R. E., Almeida, G. F. de, & Assis, L. H. B. de. (2020). O Mercado Convencional da Banana: sujeição da agricultura familiar no Vale do Ribeira-SP. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 146–165. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.146-165

Edição

Seção

Artigos