Dinâmicas Socioeconômicas e Culturais de Sustentabilidade de Santa Rita do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.4.63-88Resumo
Este artigo focaliza as estratégias de sustentabilidade de Santa Rita do Sul, distrito do município de Arambaré (RS). Privilegia o desenvolvimento local e as dimensões social, econômica e cultural da sociedade, mediante a análise da origem e formação da sociedade santa-ritense, dos tipos de atividades ocupacionais e dos valores que conferem coesão ao tecido social. A metodologia utilizada privilegiou a realização de entrevistas semi-estruturadas e entrevistas por questionário com respostas induzidas. O estudo demonstrou que a sustentabilidade da sociedade santa-ritense tem sido garantida por meio de estratégias que asseguram a subsistência dos moradores e a estabilidade demográfica. Entre estas estratégias focaliza-se o trabalho voltado à produção orizícola, característica marcante da localidade, que é complementado por atividades ocupacionais secundárias, principalmente nos períodos de entressafra do arroz. A pesquisa demonstrou que a permanência dos moradores no local deve-se também ao vínculo cultural, identificando-se um sentimento comum de pertença a Santa Rita do Sul. O pertencimento a essa totalidade social faz com que a população demarque sua cidadania pelo local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).