Poder e relações políticas na universidade: Memória e representações sociais de reitoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2023.21.12101

Palavras-chave:

Poder; Política; reitoras; memória; representações sociais.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar as memórias e representações sociais das mulheres que foram reitoras das universidades públicas estaduais da Bahia sobre as relações de poder, gênero e política, especialmente no contexto das eleições para reitores dessas universidades. A partir da metodologia qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, mediante entrevistas semiestruturadas e observação, os dados foram coletados e analisados à luz das teorias de memória coletiva, representações sociais e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que as relações de poder e política na universidade seguem a lógica da política nacional que, de forma visibilizada ou não, ainda há implicações de gênero e patriarcado dentro da universidade.

Biografia do Autor

Josias Benevides da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), com especializações em: Didática do Ensino superior, Gestão Educacional e Ciências da Educação; mestrados em Ciências da Educação e em Educação e Contemporaneidade; doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade. É Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, dedicação exclusiva.

Luci Mara Bertoni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Professora Plena do DFCH e Docente no PPG em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar (UNESP). Pós- doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas - GePAD.

Referências

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA FILHO, Naomar de. Universidade Nova no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Souza; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma Universidade Nova. Coimbra, PT: Coimbra, 2008. p. 107-260.

ALVES, José Eustáquio Diniz et al. Meio século de feminismo e o empoderamento das mulheres no contexto das transformações sociodemográficas do Brasil. In: BLAY, Eva Alterman; AVELAR, Lúcia (org.). 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile: a construção das mulheres como atores políticos e democráticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2017. p. 15-54.

AMBROSINI, Anelise Bueno. A representação das mulheres como reitoras e vice-reitoras das universidades federais do Brasil: um estudo quantitativo. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17., 2017. Mar del Plata, Argentina, em 22 a 24 de novembro de 2017.

ARENDT, Hannah. 1906-1975. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rev. e apres. Adriano Correia. 13. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

AVELAR, Lúcia. O protagonismo das mulheres na política. Disponível em: http://www.geledes.org.br. Acesso em: 15 maio 2017.

BBC NEWS/BRASIL. Coronavírus: Por que países liderados por mulheres se destacam no combate à pandemia? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52376867. Acesso em: 10 out. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BARROSO João. A escola como espaço público local. In: TEODORO, Antonio (org.). Educar, promover, emancipar. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2001.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. 4. ed. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970. V. 1.

BLAY, Eva Alterman; AVELAR, Lúcia (org.). 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile: a construção das mulheres como atores políticos e democráticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2017.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

BOURDIEU, Pierre, 1930-2002. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação; Esplanada dos Ministérios, 1988.

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Texto na íntegra Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.

BUTLER, Judithe. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Trad. Rogério Bettoni. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

CÂMARA DO SENADO. Senadores em exercício. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/senadores/em-exercicio. Acesso em: 1º abr. 2018.

CÂMARA FEDERAL. Bancada feminina na Câmara sobe de 51 para 77 deputadas. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/564035-BANCADA-FEMININA-NA-CAMARA-SOBE-DE-51-PARA-77-DEPUTADAS.html. Acesso em: 20 jan. 2019.

CAMPOS, Luciana Oliveira de; OHLWEILER, Leonel Pires. Estado democrático de direito e a participação popular no Brasil: uma análise a partir do conceito de Luigi Ferrajoli. Revista Direitos Humanos e Democracia, Ijuí: Editora Unijuí, a. 8, n. 15, p. 255-271, jan./jun. 2020. e- ISSN 2317-5389. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2020.15.255-271

CAVALCANTI, Paula Arcoverde. Análise de políticas públicas: o estudo do Estado em ação. Salvador: Aduneb, 2012.

CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes (org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: Uefs Editora, 2009.

DAL RI, Neusa Maria. Lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras: movimento feminista em debate. In: BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino (org.). Gênero e educação: lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. São Paulo: Ícone, 2007.

DEL PRIORE, Mary (org.); BASSANZI, Carla. (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FARIA, Josiane Petry. A participação feminina na transformação da história patriarcal: dimensões do poder e desenvolvimento como liberdade. Revista Direitos Humanos e Democracia, Ijuí: Editora Unijuí, a. 5, n. 10, p. 1-20, jul./dez. 2017. ISSN 2317-5389.

FERREIRA, Naura Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FIALHO, Nádia Hage. Universidade multicampi. Brasília: Autores Associados; Plano Editora, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. Trad. Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

HALBWACHS, Maurice. Los Marcos Sociales de la Memoria. Trad. Manuel A. Baeza y Michel Mujica. Rubí, Barcelona: Anthropos Editorial; Concepción: Universidad de la Concepción; Caracas: Universidad Central de Venezuela, 2004.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Distribuição percentual da população por sexo – Brasil – 1980 a 2010. 2019. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/distribuicao-da-populacao-por-sexo.html. Acesso em: jul. 2017.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Edição em inglês Gerard Duveen. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, Rejane; LEMES, Sebastião de Souza. A gestão educacional e os referenciais cognitivos e normativos em política pública. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, e022002, jan./dez. 2022. e-ISSN:1519-9029. DOI: https//doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16741

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008.

SAFFIOTI, Hleieth. Gênero patriarcado violência. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.

SIMÕES, Mara Leite. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 136-152, jul./dez. 2013.

SOUZA, Irlena Moreira Lopes de. Uma análise da participação da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Profª Norma Vídero – Município de Itabuna-Ba. 2007. 152 fls. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2007.

STOPPINO, Mario. Ditadura. In: BOBBIO, Norberto. Dicionário de política I. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. Vol. 1.

TORRES, Carlos Alberto. Educação, democracia e cidadania. Tensões e dilemas no mundo contemporâneo. In: TEODORO, António (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Córtex: Instituto Paulo Freire, 2001.

TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Governo e gestão da educação superior. In: SOARES, Susana Arrosa et al. (org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002.

VARELA, Nuria. Feminismo para principiantes. Barcelona, España: No Ficción, 2013.

WEBER, Max. 1864-1920. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

da Silva, J. B., & Bertoni, L. M. (2023). Poder e relações políticas na universidade: Memória e representações sociais de reitoras. Revista Direitos Humanos E Democracia, 11(21), e12101. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2023.21.12101