Educação em direitos humanos: Analisando as propostas governamentais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2025.25.16482Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Cidadania e DemocraciaResumo
A proposta deste artigo é compreender articulações entre Direitos Humanos e Educação, estabelecendo como principal foco de interesse o estudo das políticas públicas referentes à Educação em Direitos Humanos (EDH). O objetivo é analisar criticamente as características, as potencialidades e os limites do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Programa Nacional de Direitos Humanos, das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e do Caderno de Educação em Direitos Humanos. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. O artigo pauta-se em três aspectos: i) o estudo dos documentos oficiais sobre EDH; ii) a apreciação dos conceitos e conexões entre democracia, cidadania, direitos humanos e educação; iii) o compartilhamento das principais inferências de pesquisa. A hipótese inicial de que há consideráveis discrepâncias entre o proclamado nos documentos oficiais e os encaminhamentos concretos empregados pelo Governo Federal se confirmou no curso da pesquisa. É inegável a relevância e o espaço que a EDH conquistou nos planos e programas governamentais. Lado outro, sua exequibilidade tem sido comprometida significativamente, devido ao tema ser tratado exclusivamente como orientação educacional e a notória ausência de verba específica para implantação.
Referências
ALBUQUERQUE, S. B.; MELO, M. A. V. de. Os direitos humanos sob a ótica de Paulo Freire. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 3, p. 113-127, 2023.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação em direitos humanos: de que se trata. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003. p. 309-318.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Campinas: Editora Autores Associados, 2006.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Apresentação Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. CRFB. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Brasília: SEDH/PR, 2010. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/pdfs/programa-nacional-de-direitos-humanos-pndh-3. Acesso em: 22 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais. Brasília, DF: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR: Direitos Humanos: Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 3 ago. 2024.
BRASIL. Decreto nº 10.087, de 5 de novembro de 2019. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública federal. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 6 nov. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10087.htm. Acesso em: 12 ago. 2024.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: GODOY, Rosa et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.
COGAN, John; MORRIS, Paul James Thomas Francis; PRINT, Murray. Civic Education in the Asia-Pacific Region: Case Studies Across Six Societies. Australia: Psychology Press, 2002.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.
DUARTE, Clarice Seixas. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em Perspectiva, on-line, v. 18, n. 2, p. 113-118, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392004000200012. Acesso em: 20 jul. 2024.
ENGELMANN, F.; MADEIRA, L. A causa e as políticas de direitos humanos no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 28, p. 623-637, 2015.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 170-184, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100170&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 dez. 2024. Epub 22 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, M. Escola cidadã. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GUIMARÃES, Jairo de Carvalho; DE CARVALHO, Marcilene Ibiapina Coelho. Em defesa dos direitos sociais: a luta pela proteção e pela liberdade em cenários voláteis. Revista Direitos Humanos e Democracia, [S. l.], v. 12, n. 24, p. e15170, 2024. DOI: 10.21527/2317-5389.2024.24.15170. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/15170. Acesso em: 4 fev. 2025.
ONU. Organização das Nações Unidas. Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Adotado pela Resolução n. 2.200-A (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1966. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1966%20Pacto%20Internacional%20sobre%20os%20Direitos%20Econ%C3%B3micos,%20Sociais%20e%20Culturais.pdf. Acesso em: 21 jul. 2024.
ONU. Organização das Nações Unidas. Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos: primeira fase (2005-2009). Nova York: ONU, 2006. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Publications/PWEDHsp.pdf.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 4 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Imenes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Direitos Humanos e Democracia, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença: Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Direitos Humanos e Democracia o direito de primeira publicação.










