ENTRE O DIREITO E A EDUCAÇÃO: A AFETIVIDADE EM FOCO

  • Valmôr Scott Junior

Resumo

O presente estudo tem como tema, a abordagem da afetividade pelo viés intercultural, tendo como objetivo: compreender, por meio do diálogo intercultural entre o Direito e a Educação, a afetividade por meio das relações sociais em ambas as áreas do conhecimento. Quanto a metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa, mediante revisão bibliográfica. Na elaboração deste artigo colaboram autores da Educação e do Direito como, por exemplo, Maturana (1998), Santos (2009), Barcelos (2013), Bauman (1999), Bonavides (2005), Dias (2006), Souza (2011), Hilal (1985), Pereira (2006), Leite (2005), entre outros. A afetividade é juridicamente considerada como princípio na relação social entre pais e filhos, sendo também fundamental, em âmbito educacional, na relação social entre professores e estudantes. A concepção de relação social será abordada de acordo com Maturana (1998) e o conceito de afetividade, tanto em âmbito jurídico (família) quanto educacional (instituições educacionais) será apresentado em sua importância como um elo necessário à ligação entre os sujeitos e à formação cidadã em prol da vida em sociedade, no que se refere a temas comuns que sejam ativados por estes sujeitos, nestes espaços.

Biografia do Autor

Valmôr Scott Junior

Professor Adjunto, na faculdade de Direito, da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel; Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) - PPGD/UFPel, na Linha de Pesquisa 2 - Direito e Vulnerabilidade Social; com Doutorado em Educação/UFSM; Mestrado em Educação/UFSM; Especialização em Direito/UFSM; Licenciatura - PEG/UFSM; Graduação em Direito/UNICRUZ; Coordenador do GEPAES - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Acessibilidade na Educação Superior; Membro pesquisador no NUPEDIV - Núcleo de Pesquisas em Direitos Sociais e Vulnerabilidade; Autor dos livros: Acessibilidade na Educação superior: desdobramentos jurídicos e; Afetividade na formação docente: entre o Direito e a Educação; Membro do Conselho Editorial da Editora Caxias. Capítulos e artigos científicos em revistas indexadas na área do Direito e da Educação; Parecerista em periódico; Parecerista em comissão científica de eventos; Apresentador de comunicação oral em eventos internacionais (Ex.: Coimbra-Portugal) e nacionais, com anais; prefácio, entre outras atividades acadêmicas e administrativas. 

Publicado
2020-08-06
Como Citar
Scott JuniorV. (2020). ENTRE O DIREITO E A EDUCAÇÃO: A AFETIVIDADE EM FOCO. Revista Direitos Humanos E Democracia, 8(15), 177-190. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2020.15.177-190