ENTRE O DIREITO E A EDUCAÇÃO: A AFETIVIDADE EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2020.15.177-190Resumo
O presente estudo tem como tema, a abordagem da afetividade pelo viés intercultural, tendo como objetivo: compreender, por meio do diálogo intercultural entre o Direito e a Educação, a afetividade por meio das relações sociais em ambas as áreas do conhecimento. Quanto a metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa, mediante revisão bibliográfica. Na elaboração deste artigo colaboram autores da Educação e do Direito como, por exemplo, Maturana (1998), Santos (2009), Barcelos (2013), Bauman (1999), Bonavides (2005), Dias (2006), Souza (2011), Hilal (1985), Pereira (2006), Leite (2005), entre outros. A afetividade é juridicamente considerada como princípio na relação social entre pais e filhos, sendo também fundamental, em âmbito educacional, na relação social entre professores e estudantes. A concepção de relação social será abordada de acordo com Maturana (1998) e o conceito de afetividade, tanto em âmbito jurídico (família) quanto educacional (instituições educacionais) será apresentado em sua importância como um elo necessário à ligação entre os sujeitos e à formação cidadã em prol da vida em sociedade, no que se refere a temas comuns que sejam ativados por estes sujeitos, nestes espaços.
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