O perfil de mulheres imigrantes internacionais nos estabelecimentos penais do estado de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.13546

Palavras-chave:

Mulheres, Política Criminal, Migração Internacional, Sistema Penal, Mato Grosso do Sul

Resumo

O escopo deste artigo busca estabelecer o perfil das mulheres migrantes internacionais que cumprem pena privativa de liberdade nos estabelecimentos penais femininos no Estado de Mato Grosso do Sul. Buscou-se fazer um levantamento das características gerais dessas mulheres em torno do perfil social, econômico e cultural, além das principais dificuldades enfrentadas nos espaços de privação de liberdade. O presente trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais, com estatísticas coletadas e sistematizadas a partir do Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário, responsável por catalogar todas as informações referentes aos custodiados que cumprem pena nos presídios femininos administrados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul. Concluiu-se pela assertiva de que as mulheres imigrantes, encarceradas no Estado, correspondem a um padrão específico que apresenta um alto grau de vulnerabilidade social e econômica que contribui sobremaneira para a sua invisibilidade.

Biografia do Autor

César Augusto Silva da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande/MS, Brasil.
https://lattes.cnpq.br/2181377906842026. https://orcid.org/0000-0002-8537-4401.

Nayla Cristina Santiago da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2008), em Gestão em Empreendimentos Turísticos pelo Centro de Educação Tecnológica do Ceará (2006), formação em Análise do Comportamento pela Universidade de Fortaleza, mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Pós graduação em Avaliação Psicológica (2016) - IPOG. Atuou como coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados, supervisora de estágio e professora. Foi Professora Temporária da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ministrando a disciplina Psicologia Aplicada a Enfermagem no curso de Enfermagem, para alunos do primeiro ao último ano do curso. Foi Professora Substituta da Universidade Federal da Grande Dourados nas disciplinas de Psicologia Jurídica, Psicomotricidade, Educação, Sociedade e Cidadania, Psicologia Organizacional, para os cursos de Psicologia, Ciências Sociais e Administração. Realiza pesquisas interdisciplinares relacionando a psicologia a outras áreas do conhecimento como a Enfermagem e Odontologia. Atualmente ministra aulas de pós-graduação no Instituto Rhema Educação, no instituto Isfaces e dedica-se a psicologia clínica de abordagem comportamental. Exerce cargo público na Agepen/Ms na área de Assistência e Perícia como Psicóloga. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-oeste na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

da Silva, C. A. S. ., & da Silva, N. C. S. (2022). O perfil de mulheres imigrantes internacionais nos estabelecimentos penais do estado de Mato Grosso do Sul. Revista Direitos Humanos E Democracia, 10(20), e13546. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.13546