PELA INTRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOCÊNTRICA: VANTAGENS E DESAFIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2019.13.208-222

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo identificar vantagens e desafios à implementação de uma educação ambiental ecocêntrica no Brasil. A relevância da análise reside nas evidências de insuficiência dos parâmetros oferecidos pela tradição antropocêntrica dominante em lidar com a preservação ambiental, haja vista o constante aumento da degradação ambiental e da perda de biodiversidade. Acredita-se que a ênfase na perspectiva interrelacional levantada por uma educação ambiental de orientação ecocêntrica possa ser útil para subverter a lógica de exploração desregrada e de proteção fragmentada do meio ambiente e ampliar a percepção do caráter transfronteiriço e intertemporal dos fenômenos ambientais. A metodologia é analítica e descritiva, embasando-se em fontes bibliográficas e documentais. Conclui-se as vantagens de adoção do modelo ecocêntrico são promissoras, porém, que os desafios são muitos, pois a Política Nacional de Educação Ambiental ainda tem baixo nível de implementação em todas as suas esferas e suas ações normalmente não privilegiam a sensibilização para o funcionamento sistêmico do ambiente.

Publicado

2019-09-13

Cómo citar

Câmara, A. S. (2019). PELA INTRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOCÊNTRICA: VANTAGENS E DESAFIOS. Revista Derechos Humanos Y Democracia, 7(13), 208–222. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2019.13.208-222