QUAL EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS?

Autores

  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Faculdade Meridional - IMED
  • Jardel Casanova Daneli Universidade do Minho - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.8.3-37

Resumo

Educar para os Direitos Humanos: eis uma genuína aposta para o esclarecimento de nossas relações humanas no globo. Entretanto, o discurso desses direitos se torna vazio de significados quando a Educação deforma as pessoas e não oportuniza o reconhecimento das diferenças como pressuposto fundamental à manutenção do convívio sadio e pacíficos entre as pessoas. O Objetivo Geral deste estudo é determina como a Educação para os Direitos Humanos precisa esclarecer o nosso vínculo antropológico comum para ampliar e consolidar o convívio amistoso global. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo. Como parte de nossas conclusões, verifica-se que a Educação não pretende “salvar” ninguém, tampouco os referidos direitos, mas pela interação e instrução é possível criar cenários mais pacíficos os quais se identifique o que é o bem comum.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Faculdade Meridional - IMED

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional – IMED. Pesquisador da Faculdade Meridional. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica na linha de pesquisa Norma, Sustentabilidade e Cidadania da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro associado do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Programa de Mestrado em Direito (PPGD) da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Culturais e Pluralismo Jurídico da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Transnacionalismo e Circulação de Modelos Jurídicos da Faculdade Meridional - IMED. Líder, em participação com o Professor Dr. Neuro José Zambam, no Centro Brasileiro de pesquisa sobre a teoria da Justiça de Amartya Sen. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Direito - ABEDi. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Empresarial e Sustentabilidade, do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Passo Fundo. RS. Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1318707397090296 - E-mail: sergiorfaquino@gmail.com

Jardel Casanova Daneli, Universidade do Minho - Portugal.

Mestrando em Direito Humanos na Universidade do Minho. Bacharel em Direito pela Faculdade Meridional – IMED. Advogado.

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Publicado

2016-12-17

Como Citar

Aquino, S. R. F. de, & Daneli, J. C. (2016). QUAL EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS?. Revista Direitos Humanos E Democracia, 4(8), 3–37. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.8.3-37

Edição

Seção

ARTIGOS