CAMBRIDGE ANALYTICA: ESCÂNDALO, LEGADO E POSSÍVEIS FUTUROS PARA A DEMOCRACIA

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Cesar Beck Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2020.53.182-195

Palavras-chave:

Cambridge Analytica. Escândalo. Reputação. Análise Comportamental Eleitoral.

Resumo

O texto traz um referencial acerca do caso da empresa Cambridge Analytica (C.A). Foram demonstradas, ao longo do artigo, as causas que levaram ao escândalo ocorrido, o legado deixado a partir disso e as possibilidades de futuro para a referida empresa. São mencionados ainda os pontos que levaram a C.A a cometer erros que custaram sua reputação. O artigo aborda ainda que o ocorrido com a empresa poderá acontecer com diversos outros setores, necessitando, portanto, de ações preventivas capazes de trabalhar e modificar pontos falhos.  O texto é finalizado a partir da observação acerca da Fake News – tema amplamente mencionado no passado-recente e sobre a Deep Fake - tema do futuro-imediato. A importância do conhecimento acerca desses termos próximo das eleições a serem realizadas no ano de 2020 identifica que o eleitor brasileiro ainda precisa compreender melhor a questão da escolha consciente a fim de promover a boa manutenção do Estado Democrático de Direito, sendo essas questões um aprendizado ensinado a partir da análise do exemplo do escândalo da CA O estudo é feito por meio de uma pesquisa de natureza descritiva, com método hipotético-dedutivo, sendo um estudo de caso de abordagem qualitativa e transdisciplinar, com técnica bibliográfico-documental. 

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Mestrado em Direito; Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais

Cesar Beck, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). 

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Fornasier, M. de O., & Beck, C. (2020). CAMBRIDGE ANALYTICA: ESCÂNDALO, LEGADO E POSSÍVEIS FUTUROS PARA A DEMOCRACIA. Revista Direito Em Debate, 29(53), 182–195. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2020.53.182-195