A MUDANÇA CLIMÁTICA E O IMPACTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA E ARGENTINA

  • Daniel Rubens Cenci
  • Cristian Lorenzo

Resumo

O tema central do presente ensaio versa sobre a Mudança Climática e seu impacto na agricultura e pecuária brasileira e argentina, especialmente no que respeita a geopolítica da mudança climática e a produção de alimentos. Tomando como metodologia de trabalho a análise crítica de documentos e legislações que dão o suporte ao atual modelo de desenvolvimento da agricultura e pecuária, nos monocultivos de grande extensão, com o objetivo de compreender o alcance da adoção de práticas voltadas para a produtividade de quantitativos e o abandono da dimensão qualitativa do modelo de desenvolvimento. O enfoque da sustentabilidade emerge no texto como princípio norteador da análise e como objetivo a ser buscado e trabalhado como resultado de práticas que devem ser implementadas como condição sine qua non, para a mitigação dos impactos da mudança climática e processos de adaptação. As possíveis conclusões apontam para a necessidade de mudanças na racionalidade econômica e adoção de práticas identificadas com a racionalidade ambiental, que primem por atender as necessidades alimentares da região, comprometidas com o bem estar das gerações presentes e futuras, promovendo sustentabilidade.

Biografia do Autor

Daniel Rubens Cenci

Pós-Doutor em Geopolítica Ambiental Latinoamericana; Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento; Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI; Coordenador da Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos; Coordenador do projeto de pesquisa CNPq “O direito ambiental no contexto da sociedade de risco: em busca da justiça ambiental e da sustentabilidade”

Cristian Lorenzo

Doutor em Relações Internacionais (Universidad del Salvador, Argentina). Investigador Adjunto del Centro Austral de Investigaciones Científicas (CADIC - CONICET). Docente Investigador Adjunto del Instituto de Ciencias Polares, Ambiente y Recursos Naturales - ICPA - Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina. 

Publicado
2020-11-13
Como Citar
CenciD., & LorenzoC. (2020). A MUDANÇA CLIMÁTICA E O IMPACTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA E ARGENTINA. Revista Direito Em Debate, 29(54), 32-43. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.32-43
Seção
DOSSIÊ AMÉRICA LATINA: JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS