ALTERNATIVAS À GLOBALIZAÇÃO HEGEMÔNICA: AS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS DAS REDES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Darcisio Corrêa Unijui
  • Tobias Damião Corrêa Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%25p

Resumo

O presente texto, ao buscar alternativas à globalização hegemônica, procura deslindar as potencialidades emancipatórias das redes de economia solidária, tomando a proposta de uma nova epistemologia horizontal de Boaventura de Sousa Santos como marco teórico. Após a abordagem das redes de colaboração solidária como experiências de racionalidade epistemológica alternativa, aprofunda-se a análise das redes de economia solidária vistas como alternativa contra-hegemônica.

Biografia do Autor

Darcisio Corrêa, Unijui

Mestre e doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e docente do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (Iesa).

Tobias Damião Corrêa, Unijui

Mestre na Linha de Pesquisa Direito, Cidadania e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), docente do Curso de Graduação em Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Corrêa, D., & Corrêa, T. D. (2013). ALTERNATIVAS À GLOBALIZAÇÃO HEGEMÔNICA: AS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS DAS REDES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Revista Direito Em Debate, 21(37). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%p

Edição

Seção

ARTIGOS