MEDIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA GESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Taise Rabelo Dutra Trentin Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Nara Stairn Pires Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%25p

Resumo

O presente artigo pretende abordar acerca da gestão ambiental, por se tratar de conjunto de ações que envolvem políticas públicas, o setor produtivo e a sociedade com o objetivo de incentivar o uso racional e sustentável dos recursos ambientais. Far-se-á uma análise em relação aos conflitos que afloram os processos em que instrumentos da gestão ambiental são implementados. Dessa forma, é necessário buscar soluções negociadas como uma maneira de reconstruir a integração perdida, antagônica ao conflito instalado e até mesmo, assegurar um ambiente com qualidade para a maioria. Desse modo, destaca-se a mediação como meio alternativa para o tratamento de conflitos socioambientais. Para a realização desse artigo, utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. 

Biografia do Autor

Taise Rabelo Dutra Trentin, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC, Pós-graduada em direito empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Advogada. Participou como integrante do Grupo de Pesquisas Políticas Públicas no tratamento dos conflitos, coordenado pela Prof. Pós-Dra. Fabiana Marion Spengler, Integrante do Grupo de Pesquisa: Direito, Cidadania e Políticas Públicas, coordenado pela Profª. Pós-Drª. Marli Marlene Moraes da Costa, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado e Doutorado da UNISC, e certificado pelo CNPQ.

Nara Stairn Pires, Universidade de Santa Cruz do Sul

Advogada, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC, Pós-graduada em direito empresarial e ciências criminais pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Participou como integrante do Grupo de Pesquisas Educação e Cidadania, coordenado pelo Prof. Pós-Dr. Clóvis Gorzevski e do Grupo de estudos de Políticas Públicas para a Inovação e a Proteção Jurídica da Tecnologia, coordenado pela Profª. Pós-Drª. Salete Oro Boff, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado e Doutorado da UNISC, e certificado pelo CNPQ.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Trentin, T. R. D., & Pires, N. S. (2013). MEDIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA GESTÃO AMBIENTAL. Revista Direito Em Debate, 21(37). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%p

Edição

Seção

ARTIGOS