A INVASÃO DA SALA DE AULA PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA PARA O ENSINO JURÍDICO

Authors

  • Lucas de Melo Prado Faculdade Avantis

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.46.23-44

Abstract

O presente artigo parte da ideia de crise do ensino jurídico a fim de discutir como o professor pode contribuir para a reforma da educação universitária através da alteração de suas práticas pedagógicas. Adota-se como marco teórico a filosofia da linguagem de Martin Heidegger e a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, apontando-se as contribuições que o giro linguístico oferece à pedagogia. Defende-se que, para a formação de juristas críticos e autônomos, politicamente responsáveis e socialmente comprometidos com a concretização da Constituição e a realização dos direitos fundamentais, é necessária, ainda que não suficiente, a invasão da sala de aula pela filosofia da linguagem.

Palavras-chave: Crise do ensino jurídico. Prática pedagógica. Filosofia da linguagem. Hermenêutica filosófica.

Author Biography

Lucas de Melo Prado, Faculdade Avantis

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor de Filosofia Geral, Filosofia Jurídica, Hermenêutica Jurídica e Fundamentos de Direito Processual da Faculda Avantis.

Published

2017-03-10

How to Cite

Prado, L. de M. (2017). A INVASÃO DA SALA DE AULA PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA PARA O ENSINO JURÍDICO. Revista Direito Em Debate, 25(46), 23–44. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.46.23-44

Issue

Section

ARTIGOS