UMA NOVA ABORDAGEM DOS CONFLITOS SOCIOJURÍDICOS POR MEIO DO DIREITO FRATERNO

Autores

  • Fabiana Marion Spengler UNIJUI e UNISC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2006.26.%25p

Resumo

A discuss ão e ntabulada no p re sente te xto será pauta da pela análise do Dire ito F rate rno visto como uma n ova e stra tégia de t ratame nto de conflitos, surgindo c omo prop os ta de rec ompos iç ão de uma soc ia bilidade b asea da em um Dire ito c ompartilha do, convencionado, que inove ao propor a idéia de jurisdição mínima e de c onsenso. Porém, será também v isitado pela face cética daqueles que vêem o v ínculo social como um vínculo trágic o, ou seja, calcado em bases violentas, no qual a f raternidade surge como uma utopia, marcada pelo selo do impossível, que requer, dentre outras coisas, uma c omunidade de cultura, a aceitação incondicional das diferenças e uma grande capacidade de comunicaç ão do grupo fraterno.

Biografia do Autor

Fabiana Marion Spengler, UNIJUI e UNISC

Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998). É doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e pós-doutora pela Universidade degli Studi di Roma Tre (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul lecionando na graduação as disciplinas de Direito Civil - Família, Processo Civil I, Mediação e Arbitragem, e na pós graduação junto ao Programa de Mestrado e de Doutorado em Direito as disciplinas de "Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos" e "Políticas Públicas para uma nova jurisdição". É professora colaboradora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ, lecionando na graduação as disciplinas de Direito de Família e Direito da Mediação e da Arbitragem e na Pós-graduação junto ao Programa de Mestrado em Direitos Humanos a disciplina de Sistemas de Justiça e suas Instituições. Publicou diversos livros e artigos científicos. Desenvolveu atividades de consultora junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD -, no âmbito do projeto BRA/05/036 executado pela Secretaria de Reforma do Judiciário ligada ao Ministério da Justiça. É líder do grupo de pesquisa "Políticas Públicas no Tratamento dos conflitos" certificado ao CNPQ. É também presidente do núcleo municipal de Santa Cruz do Sul do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008. Recebu o primeiro lugar no Prêmio SINEPE/RS 2010 na categoria Responsabilidade Social pelo projeto de extensão em Mediação. É mediadora judicial.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

Spengler, F. M. (2013). UMA NOVA ABORDAGEM DOS CONFLITOS SOCIOJURÍDICOS POR MEIO DO DIREITO FRATERNO. Revista Direito Em Debate, 15(26). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2006.26.%p

Edição

Seção

ARTIGOS