A INCOMPATIBILIDADE DO MODELO SINDICAL IMPOSITIVO POR CATEGORIAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Autores

  • Bruno Ferraz Hazan Escola Superior Dom Helder Câmara/MG.
  • Luciana Costa Poli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.49.220-247

Resumo

O trabalho tem como objetivo construir propostas para a superação do sistema confederativo inflexível por categorias que, em última análise, constitui um dos pilares do enrijecimento sindical brasileiro. Partindo da análise da agregação sindical, pretende-se identificar os sentidos corporativos do instituto para, posteriormente, delinear os fatores que conduziram à sua inadequação interpretativa após a promulgação da Constituição de 1988. Por fim, a partir da lógica transicional de organização sindical – lógica inclusive absorvida, em termos, pela própria CLT – confrontam-se os dogmas enrijecedores do sindicalismo brasileiro e as premissas interpretativas delineadas pela Constituição de 1988, na busca por uma readequação do critério de agregação – de impositivo para flexível. Propõe-se, portanto, um novo caminho para o enfrentamento da crise de identidade e organização que acomete o sindicalismo brasileiro, permitindo uma reconfiguração interna e externa do sindicato para que possa reassumir seu papel histórico de ator – e não apenas de mero espectador – na construção, desenvolvimento e afirmação do Direito do Trabalho.

Biografia do Autor

Bruno Ferraz Hazan, Escola Superior Dom Helder Câmara/MG.

Doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara/MG.

Luciana Costa Poli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Pós-Doutora em Direito pela UNESP (Bolsista da CAPES/PNPD). Doutora em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Direito e Instituições Políticas pela Universidade FUMEC/MG. Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Hazan, B. F., & Poli, L. C. (2018). A INCOMPATIBILIDADE DO MODELO SINDICAL IMPOSITIVO POR CATEGORIAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. Revista Direito Em Debate, 27(49), 220–247. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.49.220-247

Edição

Seção

ARTIGOS