DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA PESQUISA ACADÊMICA E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA

Autores

  • Clarissa Bueno Wandscheer Universidade Positivo http://orcid.org/0000-0002-8593-5838
  • Aline Dobrovolski Norberto Bacharel em Direito pela Universidade Positivo
  • Ayumi Stella Nanami Estudante de Direito pela Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.50.87-101

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a atividade acadêmica e legislativa acerca do desenvolvimento sustentável e humano. Ou seja, se há um reflexo da pesquisa acadêmica e das preocupações levantadas com o que é produzido no legislativo federal. Para isso o procedimento metodológico adotado envolveu essencialmente um levantamento quantitativo de artigos científicos publicados em revistas indexadas pelo Qualis B2, B1, A2 e A1. E o levantamento legislativo a partir do material disponível no site oficial da Presidência da República. As buscas realizadas no ambiente acadêmico e legislativo envolveram as seguintes palavras-chave: desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, meio ambiente, ambiente e cidades. Também há a preocupação em apresentar a problemática do desenvolvimento sustentável a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 e considerações sobre o desenvolvimento humano como forma de identificar a relevância do tema e a necessidade de estar presente na agenda atual do governo e da sociedade. O presente trabalho está estruturado com uma discussão sobre a relação do desenvolvimento humano com a sustentabilidade e o meio ambiente; na segunda parte uma apresentação dos procedimentos metodológicos adotados para a pesquisa, na terceira parte a apresentação e discussão dos dados levantados nos ambientes acadêmico e legislativo, e; finalmente, as considerações finais e as referências utilizadas.

Biografia do Autor

Clarissa Bueno Wandscheer, Universidade Positivo

Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Atualmente é professora doutora da Universidade Positivo com regime de 40 horas e integrante do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJUS) com o projeto de Pesquisa Inovações tecnológicas, econômicas e jurídicas para a sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito, Tecnoloigia e Desenvolvimento: organizações econômicas e sociais (Universidade Positivo) e Membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente: sociedades tradicionais e sociedade hegemônica. Ambos registrados no CNP

Aline Dobrovolski Norberto, Bacharel em Direito pela Universidade Positivo

Advogada

Bacharel em direito pela Universidade Positivo.

Participou do programa de bolsas meritórias do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais (NEJUS) da Universidade Positivo, em 2017.

Ayumi Stella Nanami, Estudante de Direito pela Universidade Positivo

Estudante de Direito pela Universidade Positivo

Participou do programa de bolsas meritórias do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais (NEJUS) em 2017 e integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC), ciclo 2017-2018, da Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Bueno Wandscheer, C., Dobrovolski Norberto, A., & Nanami, A. S. (2019). DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA PESQUISA ACADÊMICA E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA. Revista Direito Em Debate, 27(50), 87–101. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.50.87-101

Edição

Seção

ARTIGOS