O RECONHECIMENTO POLÍTICO-REPRESENTATIVO DOS POVOS INDÍGENAS COM FUNÇÃO DE PRESERVAR A IDENTIDADE ORIGINÁRIA DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Pablo Nascimento Homercher Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • André Leonardo Copetti Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.38.151-175

Resumo

Após, aproximadamente, cinco séculos de opressão cultural, política e econômica, os povos originários presentes nos países latino-americanos têm experimentado a ocorrência de um fenômeno altamente significativo, consistente no resgate∕reconhecimento de sua identidade, através de tutelas jurídicas positivadas nos textos constitucionais de boa parte das nações da América Latina. Por causa da colonização que configurou politicamente as nações latino-americanas, especialmente através de modelos liberais europeizados de democracia representativa, baseados numa ideia absoluta de igualdade, as relações de poder originadas pelos processos de colonização deixaram à margem dos espaços decisórios públicos nossos povos genuinamente americanos. Diante desse cenário diacrônico de exclusão, recentemente, países como Bolívia e Colômbia, que concentram em seus territórios numerosas comunidades indígenas, adotaram, como estratégia constitucional de preservação da identidade cultural e política dos povos aborígenes, a garantia, por cotas, da participação obrigatória de representantes indígenas no sistema de representação política. Com efeito, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar estes modelos descolonizantes de democracia, estruturados a partir da reserva constitucional da participação indigenista no poder político e suas consequências para a efetivação do Estado multicultural, base social-material do constitucionalismo latino-americano.

Biografia do Autor

Pablo Nascimento Homercher, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado, inscrito na OAB/RS 74.806.

André Leonardo Copetti Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Professor pesquisador do programa de pós-graduação, nível mestrado, em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Homercher, P. N., & Santos, A. L. C. (2013). O RECONHECIMENTO POLÍTICO-REPRESENTATIVO DOS POVOS INDÍGENAS COM FUNÇÃO DE PRESERVAR A IDENTIDADE ORIGINÁRIA DA AMÉRICA LATINA. Revista Direito Em Debate, 21(38), 151–175. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.38.151-175

Edição

Seção

ARTIGOS