PARTICIPAÇÃO E AUSÊNCIA FAMILIAR: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.185-190Palavras-chave:
Saúde da Criança;, Saúde do Adolescente;, Família;, Cuidadores;, Crescimento e desenvolvimento;Resumo
Objetivo: descrever a participação dos familiares no cuidado clínico e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com necessidades especiais (CRIANES) de saúde na perspectiva dos profissionais de saúde e educação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo participativo, onde a produção de dados ocorreu pelo desenvolvimento da dinâmica de criatividade e sensibilidade linha da vida. Participaram da dinâmica 10 profissionais da saúde e da educação da clínica e da escola, onde a produção ocorreu por meio da metáfora de um varal que representava a linha da vida de cada profissional diante da questão geradora de debate. As produções foram frases e desenhos construídos individualmente e socializados em grupo. As enunciações foram áudio gravadas, transcritas e submetidas à análise de discurso na corrente francesa. Resultados: as produções e os discursos enalteceram a importância da participação das famílias em prol do desenvolvimento das habilidades das crianças e adolescentes e que o impacto é positivo inclusive na adesão ao tratamento e cuidados no âmbito domiciliar. Conclusão: os profissionais da saúde e da educação percebem a importância do trabalho que desenvolvem com as CRIANES. Para eles, o processo de desenvolvimento, da aquisição de habilidades e adesão ao tratamento somente serão satisfatórios com esforços coletivos da família, clínica e escola em prol da saúde e educação das CRIANES.
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