Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Há ciência de que os textos submetidos a partir de 1º de janeiro de 2021, após o aceite para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 300,00.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, além de estar em formato Word for Windows ou compatível.
  • O texto apresenta título, resumo e palavras-chaves em língua português e em inglês.
  • As pesquisas que envolvem seres humanos devem conter o número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pesquisas que envolvem experimentos com animais devem conter o número do parecer da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O autor deve enviar no momento de transferência do manuscrito, documento de aprovação do CEP ou CEUA.
  • As referências deverão estar de acordo com as normas da Revista (Vancouver).

Diretrizes para Autores

São aceitos trabalhos na seguinte categoria: Artigos Originais nos idiomas português, inglês ou espanhol. Não serão aceitos Relatos de Experiência.

O nome dos autores não deve aparecer no corpo do texto e também devem ser eliminados trechos que prejudiquem a garantia de anonimato e traços de identificação da origem nas propriedades do documento. Os dados de identificação dos autores devem ser registrados diretamente e apenas nos campos apropriados da página de cadastramento do usuário. Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes dados: instituições de origem, minicurrículo, respectivos e-mails e código Orcid. Esses dados não devem constar no arquivo Word enviado pelo portal.

Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows ou compatível.

  • Letra tipo Times New Roman, tamanho 12
  • Papel formato A4
  • Espaçamento entrelinhas de 1,5
  • Margens (direita, esquerda, superior e inferior) de 2,5 centímetros
  • Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial e numeradas na ordem em que são citadas no texto
  • As referências deverão estar em acordo com as normas Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html)
  • Recomenda-se até 30 referências
  • Ao menos 75% das referências devem ser dos últimos 5 anos

As referências citadas no corpo do texto devem ser listadas consecutivamente, em algarismos arábicos, sobrescritos, sem citar os nomes dos autores (exceto aquelas que constituam referências teóricas ou metodológicas). Quando forem sequenciais, indicar o primeiro e o último algarismos, separados por hífen. Exemplo: 1-3; quando intercalados, eles devem ser separados por uma vírgula. Ex.: 1-2,4.

Entre a citação numérica e a palavra que a precede, não deve haver espaço. Exemplo: Coronavírus3-6,16,21.

Não deve ser mencionada a indicação da página consultada para a referência citada no artigo.

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas na ordem em que aparecem no texto.

Exemplos de referência

LIVRO: 6 Rios TA. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez; 2001.

ARTIGO EM PERIÓDICO: 5Pai SD, Langendorf TF, Rodrigues MCS, Romero MP, Loro MM, Kolankiewicz ACB. Validação psicométrica de instrumento que avalia a cultura de segurança na Atenção Primária. Acta paul. enferm. [Internet]. 2019 dez. [citado 26 jan. 2021];32(6):642-650. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000600642&lng=en. Epub 2 dez. 2019. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900089. Acesso em: 20 jun. 2020.

DISSERTAÇÕES E TESES: PREFERENCIALMENTE NÃO USAR, POR SER CONSIDERADA LITERATURA CINZENTA.

As notas de rodapé devem ser numeradas ao longo do texto e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias.

Os trabalhos devem submetidos em uma das seções da revista: 

Exercício Físico & Saúde

Nutrição & Saúde

Enfermagem & Suas contribuições para prática

Fisioterapia & Saúde

Educação & Saúde

Ciências Farmacêuticas & Saúde

Epidemiologia: Saúde & Sociedade

Ciências Básicas & Saúde

Contexto & Saúde – Geral

 

Nestas seções são aceitos trabalhos na categoria

Artigo Original: Aceita todo tipo de pesquisa original nas áreas da Saúde, incluindo pesquisa com seres humanos e pesquisa com animais. O artigo deve ser estruturado nos seguintes itens: Título, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. (Até 20 páginas).

Recomendações para todas as categorias de trabalhos

Título: que identifique o conteúdo do trabalho em até 15 palavras. Apresentá-lo no idioma do trabalho e em Inglês.

Resumo: até 250 palavras, elaborado em parágrafo único, sem subtítulo, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract). O primeiro resumo deve ser no idioma do trabalho e deve conter objetivo, método, resultados e conclusão.

Descritores: de 3 a 6, que permitam identificar o assunto do trabalho, em português (Descritores) e inglês (Descriptors), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” (http://decs.bvs.br), podendo a Revista modificá-los se necessário.

Introdução: deve apresentar o problema de pesquisa, a justificativa, a revisão da literatura (pertinência e relevância do tema) e os objetivos coerentes com a proposta do estudo.

Método: deve identificar o tipo de estudo, a população ou a amostra estudada, os critérios de seleção, o período do estudo e o local (quando aplicado), os métodos estatísticos, quando apropriado, e as considerações éticas (nº de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido).

Resultados: devem ser descritos em sequência lógica. Quando forem apresentados em tabelas e ilustrações o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas. Pode ser redigida junto com a discussão ou em uma seção separada.

Discussão: deve conter a comparação dos resultados com a literatura e a interpretação dos autores. Pode ser redigida junto com os resultados ou em uma seção separada. Deve trazer com clareza a contribuição do trabalho e comentários a respeito das limitações do estudo.

Conclusões ou Considerações Finais: devem destacar os achados mais importantes, levando em consideração os objetivos do estudo e as implicações para novas pesquisas na área.

Referências: recomenda-se o uso de, no máximo, 30 referências atualizadas (75% dos últimos cinco anos), sendo aceitáveis fora desse período no caso de constituírem referencial fundamental para o estudo.

Figuras e tabelas: figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial, numeradas na ordem em que são citadas no texto. Devem ser devidamente numeradas e legendadas. Em caso de utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes citar a fonte original.

Aspectos éticos: em pesquisas que envolvem seres humanos a submissão deverá conter o número do parecer do Comitê de Ética, conforme prevê o parecer 466/2012 do Ministério da Saúde, o qual deve vir anexo nos documentos complementares. Da mesma forma, as pesquisas que envolvam experimentos com animais devem guiar-se pelos princípios éticos adotados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e deverá ser informado o número do parecer da Comissão de Ética de Experimentação animal (Ceua). O parecer deve vir em anexo nos documentos complementares.

Critérios de Avaliação

O manuscrito segue as normas de apresentação da Revista Contexto & Saúde?

O problema investigado está estabelecido com clareza?

O problema investigado é significativo, inovador e importante para a área?

O problema investigado mostra relevância nacional ou internacional e não é de interesse demasiadamente local?

A literatura científica abordada é atual, pertinente e está discutida de modo completo e adequado?

O método de investigação é adequado?

Está suficientemente claro e replicável?

A análise dos dados está clara, apresentada adequadamente e correta?

A apresentação dos resultados está adequada?

A discussão e as conclusões estão respaldadas e coerentes com resultados e dados apresentados e/ou com a revisão bibliográfica apresentada?

O texto é claro, coerente e bem organizado, contribuindo para divulgação científica de qualidade?

 

Tempo para Publicação

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 6 meses, sendo o tempo total (da submissão até a publicação) de 10 meses.

Etapas de avaliação:

1) Numa primeira etapa o manuscrito será apreciado pelos membros do Comitê Editorial que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados já nesta etapa artigos que: a) se configurarem como simples revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de conhecimento; d) não seguirem as normas de publicação da revista. Artigos recusados nesta etapa serão arquivados e os aprovados seguirão para a etapa seguinte.

2) Revisão por pares (Peer review): os artigos serão avaliados por dois especialistas da área temática dentre os consultores ad hoc inscritos como membros do Comitê Científico/Avaliadores da revista, pertencentes a diferentes instituições brasileiras e de outros países. A avaliação é duplo-cega, em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

Os avaliadores farão a apreciação do artigo levando em consideração as seguintes diretrizes de avaliação: Clareza de redação, fluidez da leitura compatibilidade com um documento científico; Atualidade e adequação da base teórico-conceitual; Clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista; Objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão; Percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo; Boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual; Conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho; Originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento.

Após emitir seu parecer descritivo e inseri-lo na página da revista o Avaliador deverá selecionar uma dentre as seguintes possibilidades de recomendação:

Aceitar;

Correções Obrigatórias;

Submeter novamente para avaliação 

Submeter a outra revista 

Rejeitar;

Havendo divergência de opiniões entre os avaliadores será designado um terceiro especialista cujo parecer arbitrará a decisão editorial.

3) Os autores serão notificados pelos Editores da Revista sobre o aceite ou rejeição dos seus textos, com base nos pareceres recebidos. Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou de conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao(s) autor(es), que se encarregará(ão) de fazê-las, utilizando a opção “marcar revisões” do Word, podendo, se for o caso, utilizar balões para comentários ou explicações. O arquivo com a versão corrigida deverá ser transferido para o sistema na mesma submissão já existente, que permanecerá ativa, como Versão do autor, no campo Decisão Editorial, seguindo os passos “Escolher arquivo” e, por fim, “Transferir”.

Os Editores da Revista reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista. As opiniões expressas nas publicações são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente expressam a opinião da revista.

Código de Conduta Editorial: Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

A Revista Contexto & Saúde tem o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação dos resultados. São primados os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação na revista. 

Não são aceitos plágios, nem serão considerados como tais os artigos decorrentes de partes de relatórios de pesquisas, TCCs, dissertações e teses do próprio autor. 

A Revista adota Software para identificação de plágio,  a fim de garantir os Princípios Éticos e evitar más práticas na produção científica.

Taxas para publicação

A Revista Contexto & Saúde não cobra qualquer taxa pela Submissão e Avaliação.

Para artigos submetidos a partir de 1º de janeiro de 2021, para assegurar sua periodicidade, regularidade, qualidade e o acesso aberto aos manuscritos publicados, é cobrada uma taxa de editoração no valor de R$ 300,00 sobre os textos Aceitos para Publicação, destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da revista.

Todo o seu conteúdo continua sendo disponibilizado gratuitamente a todos os leitores.

Política de Arquivamento

O periódico é publicado/arquivado no Open Journal System [OJS] desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), iniciativa multi-universitária que promove acesso aberto e aperfeiçoamento da publicação acadêmica. O OJS é um software livre para gerenciamento e publicação de periódicos científicos.

Artigos

   

Epidemiologia: Saúde e Sociedade

Nessa seção são acolhidos e publicados pesquisas que abordam: diagnóstico de saúde comunitária, monitoramento das condições de saúde, identificação dos determinantes de doenças e agravos, validação de métodos diagnósticos, estudo da história natural das doenças e avaliação epidemiológica de serviços de saúde.

Educação & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área de Educação em Saúde. Compõe esta seção, estudos sobre a formação do profissional da saúde enquanto educador, cuidador e promotor da saúde humana. Publica artigos que contribuam para qualificar as práticas educativas específicas desse campo do conhecimento.

Exercício Físico & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área do Exercício Físico, Atividade Física e do Esporte. Compõe esta seção, os estudos descritivos sobre os padrões de atividade física em diferentes grupos populacionais e estudos com resultados de intervenção em saúde com treinamento físico. Abrange as abordagens quantitativas e qualitativas de investigação. Publica artigos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada

Ciências Farmacêuticas & Saúde

Publica artigos com mérito científico relacionados com a área de conhecimento das Ciências farmacêuticas. Compõe esta seção, manuscritos que contemplem estudos nas áreas do medicamento desde a sua pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos seus efeitos, bem como temas nas áreas das análises clínicas e toxicológicas e de alimentos. Abrange as abordagens qualitativas e quantitativas de investigação.

Fisioterapia & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área da Fisioterapia . Compõe esta seção os estudos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada na Fisioterapia, abrangendo abordagens quantitativas e qualitativas de investigação.

Nutrição & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área da Alimentação, Nutrição, Epidemiologia Nutricional, Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva, Alimentação Institucional. Compõe esta seção, estudos descritivos e analíticos sobre os padrões de alimentação em diferentes grupos populacionais e estudos com resultados de intervenção alimentar. Abrange as abordagens quantitativas e qualitativas de investigação. Publica artigos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada

Enfermagem & suas contribuições para prática

Publica artigos com mérito científico na grande área da Enfermagem. Compõe esta seção, estudos científicos que objetivam apresentar resultados de pesquisas, que expõe os avanços nas práticas de enfermagem para que contribuam para o crescimento, desenvolvimento da saúde, da enfermagem e de áreas afins, elaborados com rigor ético e metodológico.

Ciências Básicas & Saúde

Publica estudos com mérito científico nas áreas das Ciências Básicas da Saúde. Compõe esta seção, os estudos realizados nas áreas do conhecimento da Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Histologia. Publica estudos experimentais in vitro, em animais e humanos que contribuam para o avanço no conhecimento dos processos químicos e biológicos em saúde com busca na aplicação desse conhecimento na promoção da saúde, no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.

Contexto & Saúde - Geral

Nesta seção são publicados artigos que não estão relacionados com as demais seções desta revista mas que contemplam avanços no processo saúde-doença-cuidado e no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde.

Editorial

O editorial é um texto da responsabilidade do corpo editorial da Revista Contexto & Saúde. Em cada edição publicada o editorial apresenta e discute os artigos de maior destaque na edição do periódico. O editorial é uma seção que expressa a opinião dos editores e de pesquisadores convidados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.