ADHERENCE, ADVERSE DRUG REACTION AND EFFECTIVENESS OF THE HEPATITIS C CHRONIC TREATMENT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.86-93Palavras-chave:
Hepatite C crônica; Agentes antivirais de ação direta; Adesão ao tratamento medicamentoso; Cuidados farmacêuticos; Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a MedicamentosResumo
Objetivo: Avaliar adesão, reações adversas a medicamentos e resposta virológica sustentada (RVS) na terapia para hepatite C. Este estudo observacional retrospectivo de seguimento foi realizado em um centro especializado em tratamento de hepatite no sul do Brasil. Métodos: Esta pesquisa incluiu 257 pacientes em tratamento de hepatite C com antivirais de ação direta orais em ambulatório clínico de março a agosto de 2016. Os dados foram obtidos em prontuários médicos. A adesão foi medida por recarga de medicamentos e relação de posse de medicamentos. Resultados: Dos 253 pacientes avaliados, 8,7% apresentaram algum problema de adesão ao tratamento. Não foram observados casos de descontinuação do tratamento devido a reações adversas aos medicamentos. No entanto, 1433 reações adversas a medicamentos foram identificadas e classificadas como leves, com média de 5,6 por paciente. As reações mais frequentes foram cefaleia (55,7%), astenia (47,3%), alteração de apetite (41,9%), pele seca (37,2%) e náusea/vômito (35,9%). A taxa global de RVS foi de 90,9%. Outros desfechos foram não resposta ao tratamento (2,0%), recidiva (2,0%), morte (0,4%), abandono (0,4%) e perda no seguimento (4,3%). Na análise multivariada, co-infecção pelo vírus da hepatite C e vírus da imunodeficiência humana e maior tempo de tratamento foram associados a maior RVS (p = 0,028 ep = 0,020, respectivamente). Conclusão: Os tratamentos avaliados apresentam alta taxa de resposta e foram bem tolerados pelos pacientes. A adesão ao tratamento mostrou-se adequada e contribuiu para os resultados. O atendimento oferecido em um centro especializado fornece o gerenciamento adequado das necessidades dos pacientes, contribuindo para uma terapia bem-sucedida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).